publicado por adm | Terça-feira, 13 Abril , 2010, 23:58

Existem casos em que uma cirurgia não poderá ser fechada na forma de uma sutura: uma briga entre cães, um corte de pele ocorrido já há vários dias, uma cirurgia de remoção de tumor cujos pontos tenham dado deiscência. Em todos estes casos não devemos suturar, a região está contaminada, e, além de não mais colar, apresentam riscos de provocarem um abscesso.

Para estes casos precisamos, com muita paciência, providenciar para que a cicatrização se dê por segunda intenção, ou seja, que a cicatriz caminhe de dentro para fora. O primeiro passo para o tratamento, e o mais importante, é manter a lesão limpa. Água, esta é a palavrinha mágica. Lavar as lesões com abundância, com excesso de água, manter sempre limpa.

Existem hoje no mercado excelentes pomadas que auxiliam neste tipo de situação. Pomadas com antibióticos, pomadas que ativam a neoformação vascular, vários tipos, tantos tipos e variações que dariam uma enorme lista, mas existem também produtos naturais encontrados fartamente que, principalmente para aqueles proprietários que já adquiriram maior consciência da necessidade de se guardar as medicações mais fortes para os casos de real necessidade, podem ser utilizados com resultados tão bom ou melhores que muitos produtos industrializados. Mel com Própolis é uma destas opções. O açúcar do mel tratará de "puxar" a inflamação para fora, reduzindo o edema, e o Própolis, um anti-bacteriano natural produzido pelas abelhas manterá a infecção longe dali.

Não escolha sempre a arma mais forte. Para matar uma mosca na parede, não precisamos dar um tiro de fuzil, mas se um leão estivermos na eminência de nos devorar pode ser que uma arma de dardos tranqüilizantes não surta o efeito desejado a tempo eficaz. Para um pequeno ferimento de pele não precisamos utilizar um antibiótico. Na maioria dos casos, um macerado de mentruz ou um pouco de mel com Própolis podem resolver o problema, e isto sem os agravantes e contra indicações dos produtos industrializados.

tags: ,

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



pesquisar neste blog
 
links
subscrever feeds