publicado por adm | Sábado, 30 Abril , 2011, 22:34

Os esforços ao praticar desportos ou doenças inflamatórias das articulações podem levar a uma inflamação dolorosa de uma bainha tendinosa. Estas dores aparecem nos ombros ou na articulação do cotovelo (cotovelo de tenista). Nestes casos, é aconselhável tentar arrefecer as zonas onde surge a dor aguda. Para isso, pode usar-se envolturas húmidas frias, ou panos empapados com água e vinagre (uma colher de sopa de vinagre por um copo de água) ou com tintura de arnica (dosear segundo as instruções do prospecto anexo. Em vez disto, também se pode aplicar emplastros de rábano picante, papa de barro curativo ou requeijão, ou aplicar rodelas de cebola. Outra possibilidade é untar a zona da bainha tendinosa com pomada de própolis. Esta massa resinosa usada pelas abelhas para reforçar os seus favos contém substâncias que, entre outras coisas, têm um efeito anti-inflamatório. Se não quisermos complicar muito e usarmos uma almofadinha de gel refrigerante para arrefecer a zona dorida, é importante que a envolva num pano para que não seja excessivamente fria.

Há que ter em conta que uma tendovaginite aguda deve ser tratada. Esperar que as dores melhorem para começar os exercícios de reabilitação.

Quando consultar médico por causa da tendovaginite

Se padecer de dores agudas, deve consultar o médico para que este lhe recomende um tratamento adequado. Uma inflamação das articulações (artrite) recente deve ser, em primeiro lugar, diagnosticada pelo médico. Em caso de dores nas articulações, também se pode obter informação, conselho e apoio numa associação de vítimas da doença.Tratamento tendovaginitePara o tratamento de dores nas articu­lações de tipo reumático, são calmantes as infusões de casca de álamo, ulmária ou amor-perfeito-bravo.Obtiveram-se bons resultados com prepa­rados prontos a usar de rapúncio. Se optar por um preparado deste tipo, procure que a dosagem seja suficientemente elevada. Na farmácia poderão dar-lhe mais detalhes. Para a aplicação externa, há remédios cal­mantes e anti-inflamatórios de extractos de arnica, castanheiro-da-índia, consolda ou hipericão.A consolda-maior só pode ser aplicada sobre a pele intacta. Se aplicar preparados de hipericão, tente não usá-los isoladamente nas zonas tratadas.Os remédios que estimulam a circulação sanguínea fazem parte da terapia de esti­mulação da pele com substâncias picantes e óleos essenciais. Estas aplicações produzem a sensação de calor, acalmam a dor e dimi­nuem a inflamação. Entre as substâncias pi­cantes, encontra-se o pimentão, que contém capsaicina. Estas substâncias picantes não devem ser aplicadas na zona das mucosas, sobre zonas que estejam inflamadas ou sobre feridas abertas. Evitar o contacto com os olhos e lavar muito bem as mãos depois de as aplicar.Os óleos essenciais podem acalmar as do­res cuja causa seja o reumatismo, os nervos, as contusões ou os músculos. Recomenda-se o óleo de camomila, milfólio, arnica ou hi­pericão, porque, além de serem anti-infla­matórios, melhoram a circulação local. São particularmente indicados os preparados de um único princípio activo, como os de hortelã. Há muitos óleos essenciais que são adequados, mas neste guia não dispomos de espaço para indicar todos. Consulte o seu farmacêutico.
fonte:http://receitasremediosnaturais.com/

pesquisar neste blog
 
links